Antropologia Teológica

AULA DO DIA 10/02/2012

Detalhe: Teologia
TEO > Deus (em grego)
LOGIA > Estudo

Estudo de Deus

Abordagem século XIX
Crise século XX

Teoria do Conhecimento
Teoria: especulação teórica
Prova científica > evidência empírica > exatidão matemática (cálculo) > prova empírica.

Sofismo/Logro
Uso político do discurso teórico com propósito em legitimar o poder estabelecido por meio do discurso teórico que valoriza a visão política (falácia).

Teocracia
Lógos da antiguidade > Filosofia Antiga

Essência
Ø  Vida > Sentido da vida (mistério)
Ø  Ser > Deus
Ø  Das coisas > elementos naturais: água, fogo, terra e ar.

A vida não tem nenhuma garantia de nada.
Estrutura social > vulnerabilidade do sistema:

A vida não faz sentido
Experiência de sentido > realização > capaz de transcedência > autentizar a existência.

AULA DO DIA 17/02/2012
Detalhe:
Mistério
Ø  Tematização religiosa e filosófica
Ø  Atemática

Deus não é objeto de estudo (reflexão religiosa)

Fundamento do objetivo?
                 Revelação
Ø  Aletheia (grego)
Ø  Re-velatio (latim)

Revelação > paixão > sofrer algo afeta (afeto)
1. Perspectiva desvelamento.
2. Revelação não eterna.

As religiões partem da primícia: dinâmica de busca da expectativa.
Expressão # Experiência

Reformativo: categoria de informações.

Processo de busca.
1. Místico
     - Humano do humano: o melhor de si mesmo.
2. Institui o caminho de busca (mistagogia)
     - Ensinar (educar) a pessoa a viver com o sentido da vida.
     - Arte de encontrar o sentido da vida.
                 “Verdades”
Ø  Literatura sagrada
Ø  Sabedoria
Ø  Ritos/Simbólicos
Ø  Ética
3. Teocracia
    - Instituição religiosa/Processo civilizatório.
Ø   Dogmatismo
Ø  Ritualismo
Ø  Moralismo (fundamentalismo)/Legalismo

Existencial: imitação da vida, provocar uma purificação (cathastase) afetiva. Encontrar um caminho funda o caminho para que outros o façam.

AULA DO DIA 24/02/2012
Detalhe:
Teodicéia > Teocracia # Patodicéia

Odisseia > Patodicéia (patos) > Afeto/Paixão

Afeto/Paixão
Ø  Ordenado (estímulo/resposta)
Ø  Desordenado (ação livre/consciente)
Virtudes
Ø  Medo
Ø  Coragem
Ø  Alegria
Ø  Tristeza

Ulisses a busca de concluir um périplo (confrontar-se consigo mesmo). Desvendar um caminho de percepção.

Paixões Cardiais:
Deus está morto
Ø  Assim Cealava
Ø  Zaratustra
Ø  Triedrick
Ø  Nietzche

AULA DO DIA 02/03/2012
Detalhe:
Fenômeno religião é complexo.
Busca autêntico > Entender o texto > Natureza.
Inteligência associativa > Entender a si mesmo no texto.

Reflexão associativa
Perspectiva de raciocínio
Empírica > Racional.

AULA DO DIA 09/03/2012
FILME: FÉ DEMAIS NÃO CHEIRA BEM! (baseado em fatos reais)

Detalhe:
Uso do sentido > Exploração de sentimento: virtude
Ø  Medo/coragem
Ø  Alegria/tristeza
Especulação teórica (teoria do conhecimento)
Uso do discurso com propósito em legitimar o poder estabelecido.

Vulnerabilidade do sistema.

As religiões partem dessa primícia: busca de expectativa.

Reformativo > categoria de informações.

Estágio da revelação.

Místagogia: institui o caminho de busca. Arte de encontrar o sentido da vida.
Ø  Literatura sagrada
Ø  Sabedoria
Ø  Ritos/Símbolos
Ø  Ética
Teocracia:
Ø  Dogmatismo
Ø  Ritualismo
Ø  Moralismo

AULA DO DIA 16/03/2012
Espaço reservado para a apresentação de filme da disciplina Ética e a análise das cenas.

AULA DIA 23/03/2012
AVALIAÇÃO
01) c – a questão fundamental de Antropologia Teológica diz respeito a busca do sentido que é inerente ao ser humano.
02) c – esta vida é marcada pela possibilidade da tragédia, a começar pelo o evento da morte, ou seja, a existência humana não tem garantias que evite a tragédia. No entanto, apesar dessa capacidade trágica é possível encontrar um sentido para a vida, e a isso chamamos de mistério.
03) c – a busca do sentido enquanto é próprio da vida humana independe da questão religiosa apesar de que este tema é tratado originalmente nas religiões e posteriormente na filosofia.
04) c – o que fundamenta uma religião é o que chamamos de revelação e que corresponde ao modo como determinada religião compreende que esse mistério se dar a conhecer.
05) c – isso que se chama de revelação só pode ser entendido dentro de uma busca de sentido.
06) c – o desenvolvimento a que chamamos de revelação pode ser entendido em três estágios históricos: experiência, a instituição de um caminho e o desenvolvimento das religiões (reducionismo).
07) a – a Teocracia é o processo de legitimação política por meio de uma manipulação religiosa.
08) b – por Teodiceia entendemos uma mentalidade que atribui a responsabilidade de todas as coisas à divindade gerando assim uma apatia social e irresponsabilidade política.
09) c – para o autor essa religiosidade corresponde a teodiceia.
10) b – corresponde ao sentido da vida.
11) c – o papel da antropologia Teológica é fazer entender o mistério que conduz o ser humano.
Detalhe:
Patodiceia > responsável pela ação.
Teodiceia > alienação de responsabilidade.

TRABALHO EM GRUPO
Fundamentalismo (religioso ou não).
De 04 a 05 integrantes.
Apresentação dia 13/04.
Tempo de apresentação por grupo: 10 minutos.



AULA DIAS 30/03/2012
ATIVIDADES EXTERNAS. CONTEÚDO PUBLICADO NA DISCIPLINA DE ÉTICA.