Marketing

AULA DIA 09/02/2012
INTRODUÇÃO AO MARKETING
Detalhe:
Marketing > Relacionamento > Troca

Marketing
Organização         D/N            Mercado

Desejo/Necessidade – Processo Social e Gerencial

Pesquisa revela a resposta em dados que fornecem as informações e as empresas oferecem produtos/serviços na espera do retorno, ou seja, as receitas.

Sustentabilidade empresarial é conhecer os problemas para solucioná-los.

Pesquisa de satisfação com retorno do feedback.

AULA DIA 16/02/2012
RESUMO DA AULA PASSADA
Foi abordado o conceito de marketing, que pode ser entendido como um processo social e gerencial que envolve empresas e consumidores, com base no relacionamento e trocas objetivando atender necessidades e desejos.
As necessidades são carências, ou seja, são produtos e serviços os quais os consumidores precisam para uso no dia-a-dia. Os desejos são produtos e serviços, também, consumidos pelas pessoas, entretanto, não são de primeira necessidade. Eles ocorrem no consumo conforme as características socioeconômicas culturais; aumentam conforme a evolução humana, porém, os desejos são limitados, pois os recursos financeiros das pessoas são limitados.
Foi ensinado o que é demanda e que pode ser entendida como a procura de bens e serviços pelos consumidores. Ela ocorre quando os consumidores percebem os benefícios obtidos em relação ao dinheiro gasto/investido.
Os produtos são vistos pelos profissionais de marketing como bens e serviços e são, principalmente, considerados como solução e recursos.
Eles podem ser tangíveis ou intangíveis.
Quando os produtos e serviços causam satisfação para os consumidores eles recebem valor por seus atributos, que são os benefícios percebidos pelos consumidores. Dessa forma, as pessoas percebem a qualidade deles. A qualidade é fundamental e pode ser percebida pelo desempenho do produto e pela ausência de defeitos. Na atualidade, as organizações devem pensar que seus produtos devem respeitar o meio ambiente.

Detalhe:
EMPRESAS                            CONSUMIDORES 
                                             RELACIONAMENTO COMERCIAL
                                                                                     
Sistema de marketing de simples funcionamento.
- Mercado consumista
- mercado de trabalho
- Mercado financeiro
- Filantropia

Mercado consumista > consumidores > empresa.

Marketing societário diminui a dissonância cognitivo* mexe com o sentimento humano.
Sociedade 
Consumidores                              Empresa
                                                             
Sociedade aprova o produto/serviço.
Consumidores causa satisfação.
Empresa gera lucro.

* fuga pelo desconforto!

PEA > população economicamente ativa.

Política comercial > o que pretende fazer e como divulgar.



MATERIAL ENVIADO DIA 17/02/2012
MARKETING
TRABALHO PARA COMPOSIÇÃO DE NOTA DA 2ª PROVA do 1º semestre 2012
(Valor deste trabalho: de 0 à 2,5 pontos. Somente valerá para entrega e apresentação pontual)
Prof. Dr. Sidney Proetti

(Formar grupos de no máximo 04 alunos)
            Usando a teoria dos 4P´s, desenvolva um projeto e elabore as políticas comerciais (para vendas) e de marketing (estratégias) de uma empresa para lançar um novo produto (que não existe no mercado). Os grupos deverão apresentar o produto em forma de seminário ou uma propaganda. Apresente, também, e explique as políticas comerciais e as estratégias de marketing de forma textual/dissertativa.

PARTES A SEREM APRESENTADAS NO TRABALHO E POR ESCRITO

1.      Missão, visão e a logomarca da empresa;
2.      O novo produto;
3.      Políticas comerciais de estratégias de Marketing para criar demanda;
4.      No trabalho deverá constar um texto de no máximo uma página (20 linhas), em que o grupo dissertará como foi o desenvolvimento do projeto.
5.      Participação individual dos integrantes do grupo (inserir a tabela abaixo na página 1):
NOME COMPLETO DO ALUNO/MATRÍCULA
PARTICIPAÇÃO (o que fez no trabalho)

CONSIDERAÇÕES GERAIS
1.      O trabalho deverá ser entregue e apresentado na data marcada. Não haverá exceções e os trabalhos não serão aceitos após a data marcada. Devem ser respeitadas as seguintes normas:
·         Data de apresentação: 10/05/12 e 17/05/12 – 5ª feira
·         Os alunos que não estiverem presentes não receberão a nota de apresentação.
·         Tempo máximo para apresentação: 20 minutos.
·         Cada aluno deverá apresentar uma parte do trabalho.
·        Os trabalhos deverão ser entregues ao professor pelo representante de classe nos dez minutos iniciais da aula. Não serão aceitos atrasos. (inclusive as cópias dos slides em Power Point)
·         Todos os alunos deverão estar presentes para assistirem todas as apresentações.
·         NÃO serão aceitos trabalhos impressos durante a apresentação e que poderão, com isso, causar tumultos enquanto ocorrem as apresentações.
·         Tanto o professor, quanto os alunos poderão fazer perguntas ou críticas construtivas ao longo das apresentações.
·         A apresentação deverá ser com apoio de retroprojetor ou datashow.
2.      Os trabalhos deverão ser elaborados conforme o Manual do Trabalho Acadêmico do UNIFAI.
      Orientações gerais para a construção: o trabalho deverá conter, no máximo, 4 páginas e apresentar as tabelas abaixo, a missão, a visão e a logomarca da empresa, e, textualmente, dissertar sobre como o grupo elaborou o trabalho e criou o produto e a logomarca. Deverá seguir a formatação abaixo:
-          fonte: Times New Roman tamanho 12.
-          papel branco A-4
-          espaçamento entre linhas: 1,5
-          margens superior e esquerda: 3 cm; Margens inferior e direita: 2 cm
-          texto justificado.
-          apresentação textual clara, coesa e objetividade e correta gramaticalmente.
-          Acabamento: grampo e saco plástico.

3.      As notas serão atribuídas da seguinte maneira:
a)      criatividade (no trabalho de forma geral): 1,5
b)      apresentação em sala = 2,0 pontos
c)      apresentação textual = 0,5 ponto

INTRODUÇÃO AO MARKETING
TRABALHO PARA COMPOSIÇÃO DE NOTA DA PROVA do 1º semestre 2012
(Valor deste trabalho: de 0 à 4,0 pontos. Somente valerá para entrega e apresentação pontual)
Curso: 1º sem. GESTÃO DE OPERAÇÕES BANCÁRIAS E FINANCEIRAS
1º SEM. GESTÃO DE PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
 Prof. Dr. Sidney Proetti
Data da apresentação:   /05/12

Nome completo do aluno
Número de matrícula
Criatividade e apresentação em sala
Texto
Presença do aluno
Total dos pontos
























Participação individual dos integrantes do grupo
NOME COMPLETO DO ALUNO
PARTICIPAÇÃO (o que fez no trabalho)





1.      NEGÓCIO:

2.      LINHA DE PRODUTOS (PORTFOLIO)

3.      MISSÃO

4.      VISÃO

5.      LOGOMARCA

6.      POLITICAS COMERCIAIS

7.      ESTRATÉGIAS DE MARKETING

SÍNTESE DO TRABALHO
(utilize no máximo 20 linhas)

AULA DIA 23/02/2012
RESUMO DA AULA PASSADA
O primeiro assunto abordado foi sobre troca, que é a expressão do relacionamento de marketing. Ela deverá ocorrer quando houver produtos de valor, o desejo de trocar, a liberdade para aceitar ou rejeitar o negócio, a livre comunicação de objetivos e é essencial que as partes envolvidas na troca cheguem a um acordo.
A troca permite que se produzam vários negócios e é o ato em que se percebem valores entre duas ou mais partes. A troca faz com que transações sejam efetuadas. Elas podem ser, por exemplo, de produtos por dinheiro, troca de produto por produto com valores diferentes ou similares.
Outro assunto abordado na aula foi sobre relacionamento de marketing. Ele ocorre entre empresas e consumidores, entre empresas, entre governos e entre empresas e governos. O relacionamento de marketing constrói fortes laços comerciais e possibilita relações/negócios em curto, médio e longos prazos.
Último assunto abordado em aula foi sobre marketing societário, que exige dos profissionais de marketing equilibrar três fatores importantes.
1.      A sociedade que quer o bem estar do homem;
2.      Os consumidores que exigem a satisfação de suas necessidades e desejos;
3.      A empresa que quer ter lucros.

ADMINISTRAÇÃO DE MERCADO
Detalhe:
Imagem midiática.

Administrar é cuidar de recursos de uma empresa.

Empresas necessitam de materiais, de recursos humanos, de tecnologia e de finanças.

Compra/produção > Comercial/venda.

Marketing de relacionamento. Forças que podem afetar:
ü  Pressão dos concorrentes
ü  Ações de governos
ü  Ações climáticas
ü  Pressões sociais e religiosas

Citado exemplo de três pizzarias concorrentes:
Pizzaria A absorve 60% da clientela local;
Pizzaria B absorve 30%;
Pizzaria C absorve 10%.
As condições para absorver a clientela dos concorrentes e a estrutura necessária para isso.

Administração de marcado para melhorar a empresa em todos os sentidos.

OS 04 Ps DO MIX DE MARKETING
Ferramentas de estratégias.
PRODUTO---------------------------------PREÇO (custos)
CONSUMIDORES ALVO
PROMOÇÃO---------------------------------PONTO
POSICIONAMENTO PRETENDIDO
Praça > região.

Ponto > localização do imóvel.

Marketing age na mente.

Promoção é promover o valor do produto/serviço.


MATERIAL ENVIADO DIA 01/03/2012
O que muda com o acordo ortográfico
 Alfabeto ganha três letras:
Antes
23 letras.
Depois
26 letras: entram ky.

Trema desaparece em todas as palavras:
Antes
Freqüente, lingüiça, agüentar.
Depois
Frequente, linguiça, agüentar.
* Fica o acento em nomes como Müller.

Acentuação 1 - some o acento dos ditongos abertos éi ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia.
Depois
Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)

Acentuação 2 - some o acento no e no fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas:
Antes
Baiúca, bocaiúva, feiúra.
Depois
Baiuca, bocaiuva, feiúra.
* Se o e o estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí

Acentuação 4 - some o acento diferencial:
Antes
Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa
Depois
Para, pela, pelo, polo, pera, coa
* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.

Acentuação 5 - some o acento agudo no forte nos grupos gueguiquequi, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar:
Antes
Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe, você.
Depois
Averigue, apazigue, ele argui, enxague, você.

Hífen - veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
Prefixos
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra.

Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel.

Em todos os demais casos:
Autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom.

(Hiper, inter, super)
Quando a palavra seguinte começa com h ou com r:
Super-homem, inter-regional.

Em todos os demais casos:
Hiperinflação, supersônico.

(Sub)
Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r:
Sub-base, sub-reino, sub-humano.

Em todos os demais casos:
Subsecretário, subeditor.

(Vice)
Sempre:
Vice-rei, vice-presidente.

(Pan, circum)
Em todos os demais casos:
Pansexual, circuncisão.

Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais:
Pan-americano, circum-hospitalar.
Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas.

Fonte: professor Sérgio Nogueira.

AULA DIA 01/03/2012
RESUMO DA AULA PASSADA
O assunto de abertura da aula foi sobre administração de mercados, e para isso, os profissionais de marketing tem como tarefa identificar necessidades e desejos no mercado para oferecer produtos e serviços, com preços competitivos e com logística adequada. Nesse aspecto, é importante que eles observem a concorrência para que a empresa possa ser competitiva.
A administração de mercados, também, permite que as organizações possam aumentar ou diminuir suas demandas. Essa é uma gerencial que ajuda as empresas a ter auto sustentabilidade. Dando sequência a aula foi abordada algumas filosofias de marketing que são formas de pensamentos de algumas empresas. O primeiro conceito é o de produção, que afirma que as organizações devem produzir produtos baratos, acessíveis aos consumidores e melhorar sua eficiência produtiva.
O segundo conceito é de que os produtos são preferidos pelos consumidores quando têm bom desempenho e inovação. Esse conceito é perigoso e incompleto, pois podem subestimar a concorrência.
O terceiro conceito é o de vendas, em que as organizações se preocupam com as quantidades a serem vendidas e com os excessos de produção. Esse conceito traz riscos para a empresa, pois, não demonstra preocupação com a satisfação dos clientes.
O último conceito abordado em aula é o de marketing que afirma a preocupação dos gestores organizacionais em atender as necessidades e desejos.

Detalhe: nesta data não houve nenhum ponto de anotação e o assunto abordado em sala consta na apostila.

MATERIAL ENVIADO PARA A AULA DIA 08/03/2012 
TRABALHO EM SALA – 08/02/12
Introdução ao Marketing – Prof. Proetti
1ª Aula – das 19h20 às 21h00
1)      Leitura do texto, individualmente, e, após, discutir em grupo:
a)      Objetivos da empresa;
b)      Que estratégias a Coca Cola utilizou para conquistar novos consumidores de classes sociais inferiores;
c)      Qual a opinião do grupo sobre essa ação de marketing da Coca Cola.
OBS.: esse material será utilizado na aula
2ª Aula – das 21h50 às 22h40
Reunião dos grupos do trabalho nos dias 10 e 17/05/12 para:
a)      Planejar a ordem de apresentação dos trabalho;
b)      Quais grupos apresentarão no dia 10/05;
c)      Quais grupos apresentarão no dia 17/05;
d)     Iniciar, na sala, as discussões, planejamentos e partes do trabalho.

TRABALHO PARA COMPOSIÇÃO DE NOTA DA PROVA do 1º semestre 2012
(Valor deste trabalho: de 0 à 4,0 pontos. Somente valerá para entrega e apresentação pontual)

Prof. Dr. Sidney Proetti

(Formar grupos de no máximo 4 alunos)
            Usando a teoria dos 4P´s, desenvolva um projeto e elabore as políticas comerciais (para vendas) e de marketing (estratégias) de uma empresa para lançar um novo produto (que não existe no mercado). Os grupos deverão apresentar o produto em forma de seminário ou uma propaganda. Apresente, também, e explique as políticas comerciais e as estratégias de marketing de forma textual/dissertativa.

PARTES A SEREM APRESENTADAS NO TRABALHO E POR ESCRITO
1.      Missão, visão e a logomarca da empresa;
2.      O novo produto;
3.      Políticas comerciais de estratégias de Marketing para criar demanda;
4.      No trabalho deverá constar um texto de no máximo uma página (20 linhas), em que o grupo dissertará como foi o desenvolvimento do projeto.


AULA DIA 15/03/2012
AVALIAÇÃO DA AULA PASSADA
1) Objetivos da Empresa.
Aumentar as vendas, para isso, elaborar metas para atingir o público alvo com ações diretas antes da concorrência e aumentar em 10% os pontos de vendas e voltar ao desempenho que teve no passado.

2) Estratégias.
Partiu da análise da realidade socioeconômica do país e da situação financeira e mercadológica da empresa.
Para atingir o público alvo “o novo nicho mercadológico” que já era consumidor dos produtos da empresa, porém, havia um distanciamento do mercado e a concorrência crescente, a empresa adotou a estratégia de marketing social em parceria que promovessem a sua marca e criando vínculos.
Nota: na realidade a empresa focou no público da periferia e consumidores com menos recursos por dois motivos: 1 – perdeu espaço no mercado das classes A e B que passaram a consumir produtos tidos de linha saudável. O que não ocorre com as demais classes por razões financeiras e de consciência. 2 – a estabilidade econômica do país propicia as classes C e D a consumirem mais, principalmente, os produtos que antes consumiam menos.

3) Opinião sobre a ação de marketing
A ação de marketing da empresa agrega os conceitos de Philip Kotler, Edmir Kuazaqui e de Peter Drucker.
Avaliou as necessidades e desejos, bem como, a demanda. Executou a filosofia de administração de marketing com ação de marketing de relacionamentos e a implantação do sistema de marketing de simples funcionamento, adotando o marketing societário.



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Detalhe:
Ø  É o meio pelo qual se alcança o objetivo.
Ø  Quais os recursos necessários para atingir o objetivo.
Ø  É de longo prazo.

A-------------------------------------------------
   |
   |
   | T                                                                      o = a + t
   |
   |
O-------------------------------------------------

As metas são elaboradas por pessoas mais capacitadas passando pelo nível tático e terminando no nível operacional.
ü  A = Criação do projeto
ü  T = Desenvolvimento
ü  O = Execução

Argumentos geram ideias.

Adaptar a empresa ao mercado.



AULA DIA 22/03/2012
RESUMO DA AULA PASSADA
Planejamento estratégico de Marketing (PEM) é fundamental para que as organizações consigam alcançar seus objetivos de negócios. Esse planejamento é realizado pelos principais executivos da empresa e por gestores de marketing.
A ideia de prazo do PEM é sempre acima de um ano normalmente o planejamento é feito no ano vigente para ser colocado na prática no ano seguinte. O cerne desse planejamento contribui e objetiva dá rumo aos negócios da empresa.
O PEM deve contribuir também para que a organização tenha capacidade de apresentar as oportunidades de negócios de mercado, entretanto é essencial que os gestores de marketing pesquisem o mercado para entender o cenário em que há oportunidades e, dessa forma, elaborar programas de ações estratégicas para que a empresa consiga melhor aproveitar as oportunidades de mercado.

Detalhe:
PASSO E PARTICIPAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DE MARKETING
MISSÃO                    OBJETIVOS        
PORTFÓLIO
PEM
Gestores e Executivos                     
Gestor de Negócios
Resultados esperados

MISSÃO
Evita definições:
ü  Muito ampla
ü  Muito restrita
ü  Irreal
ü  Muito generalizado

FAYOL
P = Planejamento
O = Organização
D = Direção (coordenação)
C = Controle

R = Resultado
    R reorganizar ações corretivas
    R replanejar


Gestão Empresarial Eficaz.

Pressupostos para definir a Missão:
ü  Quem é e onde está o cliente?
ü  Possível futuro cliente
ü  Como manter os clientes e conquistar outros?
ü  O que compra o cliente?

A missão deve ser flexível. É presente, é a identidade da empresa, é exatamente o que a empresa consegue e pode ser. É o que pode oferecer e cumprir.

Maior empenho > Maior desempenho

VISÃO
·         Mercado/ambiente
·         Marca na mente dos consumidores
·         Administração de alianças
·         Desenvolvimento de competências
·         Desenvolver e explorar o potencial humano.

A visão é o que se deseja alcançar. A perseguição de ser o que é almejado.

Diferenças entre Missão e Visão
Identifica o negócio
É o que se almeja
Onde se estar
Onde se deseja ir
Dá o rumo
É a energia
Motivadora
Inspiradora

Liderança eficaz.
Informação para formação do líder.

Elementos para a busca da visão e cumprimento da missão.
Liderança
Senso de urgência
Cenário e estrutura
Capacidade para mudança
Comprometimento e envolvimento parceiros.
Propensão para mudança, energização.
Estrutura para favorecer a mudança. Projetar o que, como, quando e porque.
Pessoas, tecnologias e métodos. Know-how e habilidades. Projeto de gestão.

Habilidade (aptidão).

ESTRATÉGIAS DE MARKETING



Uma forma de atingir o objetivo e alcançar as metas da empresa. Ela diminui o caminho entre o produtor e o consumidor.
ü  Integra os departamentos.
ü  Promovem os produtos.




AULA DIA 29/03/2012
ESTRATÉGIA DE MARKETING
Detalhe:
Condicionar meios para obter êxito.

Portfólio tornar os produtos viáveis.

Planejamento do Portfólio de Negócios
ü  Produtos > decidir volume de investimento.
ü  Modificar o portfólio para atrair clientes
ü  Identificar negócios atrativos.
ü  Planejamento para negócios mais rentáveis.

Potencialidade de negócios/produtos.

Montar portfólio para o sucesso da empresa.

Marketing no Planejamento Estratégico
Administrar
Gestão é cuidar de cada recurso.

Demanda > oferta > procura

Adequada a produção

UN Unidade de Negócios
UEN Unidade estratégico de Negócios

O Processo de Marketing
Consumidor básico
PRODUTO
Ø  A
Ø  B
   +
Ø  C
   -
Ø  D
Ø  E

PRODUTO
                                        PRAZO                                       PREÇO
PROMOÇÃO

Fornecedor.
Canais de divulgação.
Ambiente tecnológico.
Planejamento de Marketing.

01) Analisar as oportunidade > analisa todas as possibilidades.
ü  Selecionar consumidores alvo.
ü  Desenvolver o mix de marketing.
ü  Administrar o esforço.

02) Ambientes > oferece oportunidade ou ameaça.
ü  Socioculturais.
ü  Político legal
ü  Tecnológico
ü  Demográfico econômico

03) Planejamento
ü  Concentrar-se na excelência do atendimento.
ü  Desenvolver e conquistar novos clientes.
ü  Retorno dos negócios.
ü  Obter lucro e rentabilidade.
ü  Dividir mercado conforme potencial.
ü  Escolher os melhores mercados.

Controle > comparar o planejado e o executado.

Segmentação
A importância dos concorrentes.
Identificar produtos concorrentes.
Verificar se o mercado comporta concorrência.
Verificar se há espaço para novos produtos.
Verificar se há possibilidades de crescimento.
Verificar faixas etárias.