Ética



AULA DIA 10/02/2012
Detalhes:
Ser humano ocupa um espaço na sociedade sem habitat natural, ele tem habitat cultural.

Cultura ------------- Ser melhor ------------- Constrói um Ethos.

Não tem a definição da existência: Vida interior
- memória
- vontade
- inteligência

Distinto

Necessidade de aceitação

Rejeição

A vida é controvérsia ------------- A busca do Ethos.

AULA DIA 17/02/2012
 
Detalhes:
Ética dentro do universo da percepção humana.

Ética x Moral

Complexo da cultura dentro de um espaço.

Sofrimento.

Questão modo estrutural da ética no contemporâneo.

Zigmunt Baumam
Modernidade e Holocausto: Objetivo – Subjetivo.
Motivações legítimas, nobres e humanas.
Motivação confusa e egoísta.

AULA DIA 24/02/2012
Detalhes:
Repertório para entender as entrelinhas.

Toda guerra gera economia.

Falta de equacionamento.

Primeira grande revolução tecnológica na história da humanidade foi a Agrícola.
- 10 mil anos e gerou guerras pelas terras.
- mudanças de relações do meio.
Homogeneidade

Ethos uma cultura para reunir sem a destruição do espaço. Modo de convivência sobre o controle da população.

Segunda grande revolução tecnológica na história da humanidade foi a Industrial (séculos XVIII – XIX)
- 02 séculos e gerou crise social.
- exploração da mão-de-obra, principalmente, infantil.
- desigualdade social.
Heterogeneidade

Terceira grande revolução tecnológica na história da humanidade foi a Informática.
- aproximar distâncias com muita facilidade.
- processo robotizado.

Processo de consciência ética que passa pela consciência de consumo.

AULA DIA 02/03/2012

ESTUDO DE CASO
Diante do caso:
No papel de GERENTE. Seu funcionário faltou no 5º dia útil, dia de maior movimentação e de atendimento ao público. No terceiro dia de falta soube do ocorrido por meio do contato com a família sobre a discussão conjugal (violência doméstica, esposa fez a denuncia, após discussão seu melhor funcionário some, lhe é passado o endereço do possível, paradeiro do funcionário) que fez o funcionário ausentar-se do trabalho sem justificativa.
Toda ética precisa ser pensada de modo:
·         Situacional.
·         Cuidado com pré-conceitos estabelecidos.
·         Transparência.
·         Omissão de fatos.

Pura personalis (latim)
Líder precisa ter a arte do cuidado pessoal.

AULA DIA 09/03/2012 
Espaço reservado para a apresentação de filme da disciplina Antropologia Teológica e a análise das cenas.

AULA DIA 16/03/2012 
Espaço reservado para a apresentação de filme da disciplina Ética e a análise das cenas.

RETÓRICA NIETZCHIANA
Eu me entendo com o outro igual a mim.

paradigmas culturais > modelo estabelecido (semelhança a Teocracia e seus ritos e mitos).

evolução > mudanças.

condução da massa.
Hipodigma percepção de elementos comuns. Transcendem as questões paradigmáticas.

FILME: TRACH NO LIMITE
Mudanças de poças/Épocas de mudanças geram quebra de conceitos anteriores.

AULA DIA 23/03/2012
SITUACIONAL
Ética contemporânea
ü  Dinâmica da sociedade.

Retórica Nietzchiana
ü  A priori fazemos o que condenamos.

Moralismo
ü  Valor/infração
·         Ato
·         Objetivo

Ato objetivo moral errado não aplica exceção.

Ética circunstância.

Liberdade humana > Consciência ética.

Valor em uma sociedade.

Valor do “eu”
ü  Critérios que me ajudem a me conhecer melhor.
ü  Instrumentos entender o “eu”

Pensar ética hoje aplica administrar conflitos  # moralismo.
ü  Causas dos problemas.
ü  Atenuar problemas subjetivos.

Problemas objetivos: lacuna existente.

Questões subjetivas: imputar culpa em alguém.

Identificar limitações e capacitar para liderar.

À priori preconceitos com questões inconscientes (subjetividade).

Impossibilidade de alimentar as relações afetivas.
ü  Coagido pela condição social.
ü  Estabelecido pela sociedade.

Pensar
ü  Hipodigma
·         Humanizar o ser humano.

Reorganizar a sociedade.


AULA DIA 30/03/2012
Boa noite pessoal

Confirmando nossa atividade de sexta-feira no Espaço Filosófico do Anchietanum, com início às 19h30 próximo ao metro Vila Madalena, descendo a Heitor Penteado sentido Paulista, situado à Rua Apinagés, 2033. O tema será "Reconhecimento Ético e Virtudes" e o acesso será gratuito.

Na entrada devem se identificar como alunos da UNIFAI e haverá uma lista de chamada na qual devem assinar. Ao final do evento retirem o comprovante de participação. Para esta atividade devemos produzir uma breve reflexão, a ser entregue depois da páscoa não passando de uma (1) lauda sobre as questões do folder:

1) Em que medida a sociedade em que vivemos influencia nossas escolhas?
2) Em que medida as pessoas com as quais convivemos nos ajudam a sermos melhores em nossas escolhas morais?
3) Em que medida temos realmente a possibilidade de sermos bons?
4) Em que medida os outros e a realidade que nos circunda nos influencia?

Aproveitem para fazer dessa atividade uma oportunidade de pensar a própria existência e desfrutarmos de um momento agradável em busca do melhor de nós mesmos.

"A vida não é só de rosas
também não só de espinhos
a vida é a Sabedoria
de quem escolhe caminhos"

Abraço e até sexta-feira...

Alex Villas Boas

CAFÉ FILOSÓFICO
A Fala do expositor > A busca do interlocutor.

Filosofia Ética x Filosofia Social.

Nossa vida na sociedade.

Pensar, interpretar a existência humana na história.

Filosofia > Luta.

Revolução silenciosa na sociedade na forma de ser e pensar.

Comentaristas Filosóficos:
Ø  Aristóteles
Ø  Charles Tylos
Ø  Marc-Alain
Ø  Henrique Vaz

A forma que a sociedade se estrutura nos faz pensar e ver o mundo.

Pluralismo.

Fundamento.

Adaptação (modificação)

Tendência idealista.

Sociedade em desacordo.
ü  Não consenso.
ü  Conflito.

Sofista.

Sociedade de conflito.
ü  O diálogo.
ü  Consenso momentâneo.
Mal estar > fonte de interpretações que geram conflitos.

INDIVIDUALISMO
Autonomia, autoexpressão, autorrealização.
RACIONALIDADE INSTRUMENTAL
Custo/benefício. Mercado financeiro, racionalidade que organiza nosso mundo.
DEPORTISMO SUAVE
Indivíduo importante diante a máquina política, desvencilhando da realidade política.


Dimensão existencial (espírito)

Ethos forma de constituir o mundo inquestionável.
ü  Sendo assim, o homem habita o ethos enquanto a expressão normativa da sua própria natureza que pode ser observada, como no caso das ações por hábito, ou refletida a partir de um distanciamento consciente. Nesse caso, adentramos o terreno da ética enquanto discurso racional sobre o ethos.
ü  A palavra de origem grega e significa valores, ética, hábitos e harmonia. Significa o modo de ser, o caráter. 

Tylor > mundo secular multiplicação religiosa e antirreligiosa em busca do sentido da vida. Mistério.

Henrique Vaz > enigma da modernidade, evolução tecnológica supera a racional.

Solidariedade.

Dignidade humana > Emmanuel Kant cada ser humano possui um valor intrínseco e não relativo.

Direitos Humanos > livres e iguais em direitos e deveres.

Democracia > expressão mais adequada da dignidade humana, consciência moral.

Hegel
Ø  Ser de necessidade.
Ø  Ser político.
Ø  Liberdade participativa.

Identidade humana
ü  O que define o ser humano é contar a história da vida.
ü  Ser humano é projeto. Só a arte não é suficiente e planeja a vida.
ü  Dimensão trágica da vida humana.

NORMATIVA
Dependência mútua > contar a história da vida.
Significativos que nos auxiliam e marcam na vida.

Hermenêutica > interpretar a vida refletida no próprio espelho.

O que devo fazer? > de qual história faço parte? > eu na sociedade.

VIRTUDES
·         Crescimento na vida humana.
·         Disposição/florescimento.
·         Aristóteles > a virtude está no meio termo.
·         Caminhar entre dois extremos.

Sensibilidade/razão (discernimento ético).
ü  Polidez.
ü  Fidelidade.
ü  Compaixão.
ü  Misericórdia.
ü  Gratidão.
ü  Simplicidade.
ü  Tolerância.
ü  Pureza.
ü  Doçura.
ü  Boa fé.
ü  Humor.
ü  Caridade.

Nota:
Compreender o mundo é mudar!
Mudar o quê?
E como mudar?

Está-se inserido na sociedade, portanto, corre-se o risco do ostracismo ignominioso. Estaria aí o risco de contar “estória”, ou seja, uma forma de fazer valer a autonomia. Uma fuga ou refugo da realidade e que possibilita novo mundo, nova forma de se viver e ver as coisas.
Quando o ser humano cria nova forma de se viver expõe por meio de atitudes mudanças que correspondem à busca da humanidade, porém, os extremos não podem ou não deveriam ser a razão da existência porque esses geram conflitos de ideias e, portanto, em desacordo que impossibilita o mundo de consciência ética, moral e social e com a expressão mais adequada da dignidade humana.  

lembrete:
Produzir uma breve reflexão, a ser entregue depois da páscoa não passando de uma (1) lauda sobre as questões do folder:
1) Em que medida a sociedade em que vivemos influencia nossas escolhas?
2) Em que medida as pessoas com as quais convivemos nos ajudam a sermos melhores em nossas escolhas morais?
3) Em que medida temos realmente a possibilidade de sermos bons?
4) Em que medida os outros e a realidade que nos circunda nos influencia?

Aproveitem para fazer dessa atividade uma oportunidade de pensar a própria existência e desfrutarmos de um momento agradável em busca do melhor de nós mesmos.