AULA DIA 10/02/2012
Detalhes:
Ser humano ocupa um espaço na sociedade sem habitat natural, ele tem habitat cultural.
Cultura ------------- Ser melhor ------------- Constrói um Ethos.
Não tem a definição da existência: Vida interior
- memória
- vontade
- inteligência
Distinto
Necessidade de aceitação
Rejeição
A vida é controvérsia ------------- A busca do Ethos.
AULA DIA 17/02/2012
Detalhes:
Ética dentro do universo da percepção humana.
Ética x Moral
Complexo da cultura dentro de um espaço.
Sofrimento.
Questão modo estrutural da ética no contemporâneo.
Zigmunt Baumam
Modernidade e Holocausto: Objetivo – Subjetivo.
Motivações legítimas, nobres e humanas.
Motivação confusa e egoísta.
AULA DIA 24/02/2012
AULA DIA 24/02/2012
Detalhes:
Repertório para entender as entrelinhas.
Toda guerra gera economia.
Falta de equacionamento.
Primeira grande revolução tecnológica na história da humanidade foi a Agrícola.
- 10 mil anos e gerou guerras pelas terras.
- mudanças de relações do meio.
Homogeneidade
Ethos uma cultura para reunir sem a destruição do espaço. Modo de convivência sobre o controle da população.
Segunda grande revolução tecnológica na história da humanidade foi a Industrial (séculos XVIII – XIX)
- 02 séculos e gerou crise social.
- exploração da mão-de-obra, principalmente, infantil.
- desigualdade social.
Heterogeneidade
Terceira grande revolução tecnológica na história da humanidade foi a Informática.
- aproximar distâncias com muita facilidade.
- processo robotizado.
Processo de consciência ética que passa pela consciência de consumo.
AULA DIA 02/03/2012
ESTUDO DE CASO
Diante do caso:
No papel de GERENTE. Seu funcionário faltou no 5º dia útil, dia de maior movimentação e de atendimento ao público. No terceiro dia de falta soube do ocorrido por meio do contato com a família sobre a discussão conjugal (violência doméstica, esposa fez a denuncia, após discussão seu melhor funcionário some, lhe é passado o endereço do possível, paradeiro do funcionário) que fez o funcionário ausentar-se do trabalho sem justificativa.
Toda ética precisa ser pensada de modo:
· Situacional.
· Cuidado com pré-conceitos estabelecidos.
· Transparência.
· Omissão de fatos.
Pura personalis (latim)
Líder precisa ter a arte do cuidado pessoal.
AULA DIA 09/03/2012
Espaço reservado para a apresentação de filme da disciplina Antropologia Teológica e a análise das cenas.
AULA DIA 16/03/2012
Espaço reservado para a apresentação de filme da disciplina Ética e a análise das cenas.
RETÓRICA NIETZCHIANA
Eu me entendo com o outro igual a mim.
paradigmas culturais > modelo estabelecido (semelhança a Teocracia e seus ritos e mitos).
evolução > mudanças.
condução da massa.
Hipodigma percepção de elementos comuns. Transcendem as questões paradigmáticas.
FILME: TRACH NO LIMITE
Mudanças de poças/Épocas de mudanças geram quebra de conceitos anteriores.
AULA DIA 23/03/2012
SITUACIONAL
Ética contemporânea
ü Dinâmica da sociedade.
Retórica Nietzchiana
ü A priori fazemos o que condenamos.
Moralismo
ü Valor/infração
· Ato
· Objetivo
Ato objetivo moral errado não aplica exceção.
Ética circunstância.
Liberdade humana > Consciência ética.
Valor em uma sociedade.
Valor do “eu”
ü Critérios que me ajudem a me conhecer melhor.
ü Instrumentos entender o “eu”
Pensar ética hoje aplica administrar conflitos # moralismo.
ü Causas dos problemas.
ü Atenuar problemas subjetivos.
Problemas objetivos: lacuna existente.
Questões subjetivas: imputar culpa em alguém.
Identificar limitações e capacitar para liderar.
À priori preconceitos com questões inconscientes (subjetividade).
Impossibilidade de alimentar as relações afetivas.
ü Coagido pela condição social.
ü Estabelecido pela sociedade.
Pensar
ü Hipodigma
· Humanizar o ser humano.
Reorganizar a sociedade.
AULA DIA 30/03/2012
Boa noite pessoal
AULA DIA 30/03/2012
Boa noite pessoal
Confirmando nossa atividade de sexta-feira no Espaço Filosófico do Anchietanum, com início às 19h30 próximo ao metro Vila Madalena, descendo a Heitor Penteado sentido Paulista, situado à Rua Apinagés, 2033. O tema será "Reconhecimento Ético e Virtudes" e o acesso será gratuito.
Na entrada devem se identificar como alunos da UNIFAI e haverá uma lista de chamada na qual devem assinar. Ao final do evento retirem o comprovante de participação. Para esta atividade devemos produzir uma breve reflexão, a ser entregue depois da páscoa não passando de uma (1) lauda sobre as questões do folder:
1) Em que medida a sociedade em que vivemos influencia nossas escolhas?
2) Em que medida as pessoas com as quais convivemos nos ajudam a sermos melhores em nossas escolhas morais?
3) Em que medida temos realmente a possibilidade de sermos bons?
4) Em que medida os outros e a realidade que nos circunda nos influencia?
Aproveitem para fazer dessa atividade uma oportunidade de pensar a própria existência e desfrutarmos de um momento agradável em busca do melhor de nós mesmos.
"A vida não é só de rosas
também não só de espinhos
a vida é a Sabedoria
de quem escolhe caminhos"
Abraço e até sexta-feira...
Alex Villas Boas
CAFÉ FILOSÓFICO
A Fala do expositor > A busca do interlocutor.
Filosofia Ética x Filosofia Social.
Nossa vida na sociedade.
Pensar, interpretar a existência humana na história.
Filosofia > Luta.
Revolução silenciosa na sociedade na forma de ser e pensar.
Comentaristas Filosóficos:
Ø Aristóteles
Ø Charles Tylos
Ø Marc-Alain
Ø Henrique Vaz
A forma que a sociedade se estrutura nos faz pensar e ver o mundo.
Pluralismo.
Fundamento.
Adaptação (modificação)
Tendência idealista.
Sociedade em desacordo.
ü Não consenso.
ü Conflito.
Sofista.
Sociedade de conflito.
ü O diálogo.
ü Consenso momentâneo.
Mal estar > fonte de interpretações que geram conflitos.
INDIVIDUALISMO
Autonomia, autoexpressão, autorrealização.
RACIONALIDADE INSTRUMENTAL
Custo/benefício. Mercado financeiro, racionalidade que organiza nosso mundo.
DEPORTISMO SUAVE
Indivíduo importante diante a máquina política, desvencilhando da realidade política.
Dimensão existencial (espírito)
Ethos forma de constituir o mundo inquestionável.
ü Sendo assim, o homem habita o ethos enquanto a expressão normativa da sua própria natureza que pode ser observada, como no caso das ações por hábito, ou refletida a partir de um distanciamento consciente. Nesse caso, adentramos o terreno da ética enquanto discurso racional sobre o ethos.
ü A palavra de origem grega e significa valores, ética, hábitos e harmonia. Significa o modo de ser, o caráter.
Tylor > mundo secular multiplicação religiosa e antirreligiosa em busca do sentido da vida. Mistério.
Henrique Vaz > enigma da modernidade, evolução tecnológica supera a racional.
Solidariedade.
Dignidade humana > Emmanuel Kant cada ser humano possui um valor intrínseco e não relativo.
Direitos Humanos > livres e iguais em direitos e deveres.
Democracia > expressão mais adequada da dignidade humana, consciência moral.
Hegel
Ø Ser de necessidade.
Ø Ser político.
Ø Liberdade participativa.
Identidade humana
ü O que define o ser humano é contar a história da vida.
ü Ser humano é projeto. Só a arte não é suficiente e planeja a vida.
ü Dimensão trágica da vida humana.
NORMATIVA
Dependência mútua > contar a história da vida.
Significativos que nos auxiliam e marcam na vida.
Hermenêutica > interpretar a vida refletida no próprio espelho.
O que devo fazer? > de qual história faço parte? > eu na sociedade.
VIRTUDES
· Crescimento na vida humana.
· Disposição/florescimento.
· Aristóteles > a virtude está no meio termo.
· Caminhar entre dois extremos.
Sensibilidade/razão (discernimento ético).
ü Polidez.
ü Fidelidade.
ü Compaixão.
ü Misericórdia.
ü Gratidão.
ü Simplicidade.
ü Tolerância.
ü Pureza.
ü Doçura.
ü Boa fé.
ü Humor.
ü Caridade.
Nota:
Compreender o mundo é mudar!
Mudar o quê?
E como mudar?
Está-se inserido na sociedade, portanto, corre-se o risco do ostracismo ignominioso. Estaria aí o risco de contar “estória”, ou seja, uma forma de fazer valer a autonomia. Uma fuga ou refugo da realidade e que possibilita novo mundo, nova forma de se viver e ver as coisas.
Quando o ser humano cria nova forma de se viver expõe por meio de atitudes mudanças que correspondem à busca da humanidade, porém, os extremos não podem ou não deveriam ser a razão da existência porque esses geram conflitos de ideias e, portanto, em desacordo que impossibilita o mundo de consciência ética, moral e social e com a expressão mais adequada da dignidade humana.
lembrete:
Produzir uma breve reflexão, a ser entregue depois da páscoa não passando de uma (1) lauda sobre as questões do folder:
1) Em que medida a sociedade em que vivemos influencia nossas escolhas?
2) Em que medida as pessoas com as quais convivemos nos ajudam a sermos melhores em nossas escolhas morais?
3) Em que medida temos realmente a possibilidade de sermos bons?
4) Em que medida os outros e a realidade que nos circunda nos influencia?
Aproveitem para fazer dessa atividade uma oportunidade de pensar a própria existência e desfrutarmos de um momento agradável em busca do melhor de nós mesmos.