TGA



AULA DIA 06/02/2012
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

Organização é um sistema de trabalho que transforma os recursos em um bem ou serviço. Os principais recursos de uma organização são:
- humano
- financeiro
- tempo.

A história da organização começa com a história da humanidade.

Detalhes:
Império Romano 1.200 anos de organização.

Simulação
Período de vacas gordas (fartura)
Fevereiro de 2012 a Fevereiro de 2019...................................................................... 07 anos

Período de vacas magras (miséria)
Março de 2019 a Março de 2026............................................................................... 07 anos

Remuneração de R$ 100.000,00/mês com reajuste de 100% ao ano.

AULA DIA 13/02/2012
APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO TRABALHO DE GRUPOS.

AULA DIA 27/02/2012

Livro: Fundamentos da Administração
           Antônio César Amauru Maximiano
           2ª Ed. Editora Atlas.

Administração tudo é processo.

Conceito Básico
- TEORIA é o conjunto dos princípios e conhecimentos fundamentais e especulativos, mas racionais, de uma ciência ou arte, gerando opiniões sistematizadas a respeito do assunto considerado.
- GERAL é amplamente disseminado e comum a maior parte dos envolvidos no assunto, abrangendo um todo que pode ser melhor compreendido.
- ADMINISTRAÇÃO é o sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, processos e funções para alavancar, harmonicamente, o processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle.

Recursos necessários para Gestão
Abordagem do filme:
1) Qual foi a preparação?
2? Qual foi o ambiente encontrado?
3) Como ela anota as informações?
4) O gestor treinou seu RH?
5) Apresentou a empresa?

As principais funções organizacionais (que são tarefas especializadas que contribuem para a organização realizar os seus objetivos):
- Produção/Operações fornece o produto ou serviço da organização.
- Marketing estabelece e mantém a ligação entre a organização e os seus clientes, seus consumidores, o público alvo.
- P&D pesquisa e desenvolvimento para transformar as informações de marketing e ideias criativas e os avanços da ciência em produtos ou serviços.
- Financeiro tem por objetivo proteger e usar eficazmente os recursos financeiros da organização.
- RH tem por objetivo encontrar, atrair e reter as pessoas de que a organização necessita.

Detalhe:
Atrair é oferecer benefícios.
Reter é evitar custos com recrutamento e treinamento.

As principais funções do processo de administração:
- Planejamento o processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro.
- Organização é o processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilita a realização dos objetivos.
- Liderança é o processo de trabalhar com as pessoas para possibilitar a realização dos objetivos da organização.
- Executar é o processo de execução que consiste em realizar as atividades planejadas.
- Controle é o processo que procura assegurar a realização dos objetivos.
Detalhe:
Balanço
Ativo                       Passivo
Direitos                   Deveres/Obrigações


CHA (conhecimento, habilidade e atitude)

Competências importantes para o desenvolvimento de tarefas gerenciais: intelectuais, interpessoais, técnica e intrapessoal.
- Competências intelectuais para produzir, processar e utilizar informações os administradores utilizam suas competências ou habilidades intelectuais. Exemplo: fazer planejamento estratégico, tomar decisões e elaborar conceitos.
- Competências interpessoais são as que os gerentes usam para liderar suas equipes e outras pessoas da rede de trabalho
- Competências técnicas abrangem os conhecimentos sobre atividade específica do gerente, da equipe e da organização.
- Competência intrapessoal compreende todas as relações e formas de reflexão e ação da pessoa a respeito dela mesma, como: autoanálise, automotivação, autocontrole, capacidade de administração pessoal e do próprio tempo.
TRABALHO DE TGA

1) Pesquisa para a próxima aula 12/05/2012 sobre Tylor, Fayol, Ford e Weber.

2) Peça de Teatro 12 homens e uma sentença. Teatro da PUC – Rua Monte Alegre.

3) Trabalho para apresentação:
    Grupo com 06 integrantes
    Empresa eleita: TAM
    Nome do grupo: ComunicAção
    Líder: Ana Cláudia.

AULA DIA 05/03/2012
Detalhe:
Gestor > administrar da melhor maneira para obter resultados.

Funções (resumo)
·         Função da organização > Produção/Operação, Marketing, P&D, Financeiro e RH.
·         Função do Gestor > Planejar, organizar, Liderar, executar, Controle.

Competências
·         Intelectual
·         Interpessoal
·         Técnica
·         Intrapessoal

INTRAPESSOAL

LADO ESQUERDO 
1. Decisões estratégicas
2. Decisões táticas
3. Decisões operacionais    

LADO DIREITO
1. Nível estratégico (intelectual)
2. Nível tático (técnico)
3. Nível operacional (interpessoal)


- Nível Estratégico é o que consolida a interação entre os aspectos internos controláveis e os aspectos externos não controláveis das organizações.
- Nível Tático é o que trabalha com determinada área de resultados e não com toda a organização.
Nível Operacional é o que formativa, principalmente, por meio de documentos escritos, os processos administrativos estabelecidos para o desenvolvimento da organização.

Livros:
·         O Príncipe de Maquiavel
·         A arte da guerra de Sun Tzu
·         Teoria Geral da Administração. Uma abordagem prática de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Egito > pirâmides (administração e engenharia)
·         Quéops
·         Miquernos
·         Quéfren

China > estratégia militar

Babilônia/Assíria > código do rei Hamurábi com 282 normas no Século XVIII a.C.

Grécia > democracia no Século V a.C.

Roma > quebras de paradigmas

Veneza > arsenal (linha de produção de massa)

Maquiavel > mal uma única vez e o bem aos poucos.

Revolução industrial > Século XVII (administração científica)

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Pontos de Tylor (método para executar a tarefa):
1º Utilizar método científico para determinar a melhor maneira para executar cada tarefa.
2º Selecionar a pessoa mais adequada a cada trabalho para sua execução.
3º Treinar o trabalhador para executar o trabalho corretamente.
4º Monitorar o desempenho do trabalhado para garantir que os detalhes dos procedimentos sejam seguidos corretamente e que sejam alcançados os resultados apropriados.

Fornecer apoio adicional mediante ao planejamento da distribuição de tarefas e eliminação.

Pontos de Fayol
Funções:
·         Técnica
·         Comercial
·         Financeira                      Administrativa                          
·         Segurança
·         Contábil

14 PRINCÍPIOS GERAIS BÁSICOS:
1. Divisão do trabalho cada elemento do grupo faz uma determinada tarefa.
2. Autoridade e responsabilidade
3. Disciplina
$. Unidade de comando de forma que cada pessoa tenha um só superior.
5. Unidade de direção.
6. Interesse geral onde o interesse pessoal é subordinado.
7. Remuneração.
8. Centralização.
9. Cadeia escalar.
10. Ordem.
11. Equidade onde a questão de fazer valer a igualdade para todos.
12. Estabilidade.
13. Iniciativa.
14. Espírito de equipe.

Nota:
16/04 apresentação do trabalho referente a peça de teatro 12 homens e uma sentença.
14/05 apresentação do trabalho sobre a empresa escolhida.
04/06 prova.
PROBLEMA
O problema está na empresa XYZ, nela ocorre uma série dificuldades em virtude da organização da copa em 2014 no Brasil. Devido a mudança de seu Presidente hoje, os dirigentes e funcionários estão perdidos, não sabendo como ficará a entrega dos estádios. Onde cada um quer administrar o estádio do outro. Não ficou claro como funcionará a hierarquia e as coisas ficaram espalhadas pelo o Brasil. Sabe-se que o salário dos dirigentes do sudeste e do sul é 40% maior que os dos outros. De acordo com seus conhecimentos de Henry Fayol escolha dois problemas e resolva-os. Justificando a sua resposta.
PROBLEMA
SOLUÇÃO
JUSTIFICATIVA
Desorientação dos dirigentes com a saída do presidente da organização.
Seguir com as diretrizes já estabelecidas e estabelecer eleição para o novo comando e manter a hierarquia.
Existe prazo determinado para ser cumprido, porém, não há possibilidades em alterar o cronograma o que propiciaria perdas para todos. Com a eleição os dirigentes poderão eleger seu novo presidente e assim, constituir a unidade de comando.
Diferenças salariais dos dirigentes.
Estabelecer uma percentagem média nacional sobre o custo de vida local.
Sabemos que o custo de vida tem sua variável e se diferencia por regiões. Portanto, com a média de percentagem média nacional sobre o custo de vida local se equipararia o salário, evitando perdas e defasagens.

AULA DIA 19/03/2012
EXERCÍCIOS
1) Em essência o que Jetro recomendou á Moisés?
    Criar um sistema de hierarquia.
2) Quais as condições para que as recomendações de Jetro funcionem?
   Delegar poderes. Organizando grupos que auxiliam nas tomadas das decisões. Constituídos por pessoas capacitadas e treinadas para as funções/cargos.
3) Você concorda com as recomendações de Jetro ou tem alternativas?
   Acredito que para a época do ocorrido poderia ter sido de grande valia, porém, para os dias atuais há necessidades de mudanças.
4) Que conselho você daria para Moisés hoje?
   Criação de grupos de atendimentos específicos onde teriam assistentes e coordenador. Cada grupo seria responsável por uma determinada área de atuação. Semelhante a Secretarias e Ministérios governamentais contemporâneos.

Nota:
Filme “O grande desafio”

1º trabalho > peça de teatro
2º trabalho > filme + toda a matéria + empresa escolhida.

Pontos de Ford
·         Percepção humana.
·         Determina a quantidade de horas trabalhadas (08 horas) e o salário mínimo.
·         Linha de produção (esteira)

Detalhe:
Tylor > estudo de tempos/movimentos.
Ford > estudo de qualidade/custos.

Sistema Tylor x Ford
TYLOR
FORD
Operário executava em um tempo padrão os movimentos regulados e planejados.
Operário adaptava seus movimentos à velocidade da esteira rolante.
Preocupação demasiada com economia do trabalho humano.
Preocupação com economia de material e tempo.
Tempo determinado cientificamente para trabalho em equipe.
Tempo determinado para o trabalho individual.
Preocupação em estudar o tempo perdido pelo o homem e pela máquina.
Preocupação em suprimir o tempo perdido pela matéria prima, com o trabalho contínuo.
         
·         Economia do trabalho humano          Economia de material e tempo.
·         Estudar o tempo perdido                   Suprimir o tempo perdido.
·         Relação máquina                                Matéria prima.

Pontos de Weber
Características das organizações burocráticas:
1. Seleção e promoção. A especialização é o critério primordial. Critérios de amizade ou formas de favoritismo são explicitamente rejeitadas.
2. Hierarquia de autoridade. Os superiores têm autoridade para dirigir as ações dos subordinados. São responsáveis por assegurar que essas ações estejam voltadas para os melhores interesses da burocracia.
3. Regras e regulamentos. Regulamentos inalteráveis proporcionam aos membros da burocracia, orientação coerente e imparcial.
4. Divisão do trabalho. O trabalho é dividido em tarefas que podem ser executadas pelos membros da burocracia de uma maneira eficiente e produtiva.
5. Documentação escrita. Os registros proporcionam consciência e base para avaliação dos procedimentos burocráticos.
6. Propriedade à parte. Membros não podem obter vantagens.

MOTIVAÇÃO
(movere: mover/ação)
Motivo interno
Motivo externo
No topo a Realização!

AULA DIA 26/03/2012
Detalhe:
Satisfação/Excelência > melhor que se pode fazer.
ü  Melhoria contínua.
ü  Medida de desempenho das organizações.
ü  Conformidade medida adequação.

Mercado competitivo.

CUSTO DA QUALIDADE X CUSTO DA NÃO QUALIDADE
Custo da Qualidade
Prevenção
Custo de Avaliação
- Evitar a ocorrência de erros e defeitos.
- Planejamento do processo no controle de qualidade.
- Treinamento da qualidade.
- Desenvolvimento de produtos de qualidade.
- desenvolvimento do sistema de produção.
- Manutenção preventiva.
- Prevenção.

- Mensuração de matérias primas e insumos de produção.
- Aquisição de equipamentos especiais para avaliação.
- Relação de atividades e controle do processo.
- Inspeção.
- Elaboração de relatórios.

Custo da Não Qualidade
Defeitos Internos
Defeitos Externos
- Defeitos identificados antes de ser expedido para os clientes.
- Matérias primas e refugadas.
- Produtos que precisam ser retrabalhados.
- Modificações processos produtivos.
- Perdas de receitas.
- Tempo dos equipamentos parados para correção.
- Pressa e tensão para entrega do produto corrigido ou consertado.

- Cumprimento das garantias.
- Perda/cancelamento no serviço.
- Processamento de devolução.
- Processo nos organismos de defesa do consumidor.
- Comprometimento com a imagem.


EXERCÍCIOS
Trabalhando com o conhecimento obtido e a empresa escolhida pelo grupo. Descreva os procedimentos para os Custos da Qualidade e Custos da Não Qualidade.

TAM - LINHAS AÉREAS S.A
Custos da Qualidade
1) PREVENÇÃO - Evitar atraso nos voos e manter a excelência no atendimento.
·         Manutenção preventiva das aeronaves e equipamentos necessários para agilizar a atividades operacionais.
·         Escala de serviço e avaliação médica para evitar desfalque de funcionários.
·         Obter resultado de vendas das operadoras e agências dos bilhetes vendidos e reservas confirmadas.
·         Promover a venda de assentos disponíveis por meio de parcerias com organizações corporativas e página web da empresa com divulgação na mídia.
·         Disponibilizar os meios de check in para evitar aglomeração de filas no saguão dos aeroportos.
·         Agilizar o desembarque e embarque dos passageiros, tripulações, bagagens e cargas.
·         Manter equipes de prontidão para possível ocorrência de alguma eventualidade.

2) CUSTO DA AVALIAÇÃO
o   Inspecionar cada equipamento em condições de uso, inclusive os de reserva.
o   Supervisionar as equipes de cada setor sob o comando de um coordenador.
o   Reportar andamento das atividades e ocorrências para os gestores de áreas.
o   Providenciar o mapeamento de vendas realizadas e reservas confirmadas pelos agentes da área de vendas e relações de parceiros.
o   Uso de rádio e iphones para comunicação direta e interna entre os agentes, coordenadores, supervisores e gestores de áreas.
o   Acompanhamento das atividades programadas e estabelecidas para as equipes pelos gestores de áreas.

Custos da Não Qualidade
1) DEFEITOS INTERNOS.
·         Antes de iniciar as operações na troca de turno, cada equipe se responsabiliza pela verificação dos equipamentos e materiais necessários para a realização do trabalho a ser desenvolvido.
·         Verificado alguma anormalidade acionar de imediato o responsável direto do setor e solicitar a reparação.
·         Encaminhar para a manutenção todo e qualquer equipamento danificado antes que seja disponibilizado.
·         Cada agente deve ser orientado a tomar medidas cautelares para evitar transtornos e atrasos no cronograma estabelecido. Evitando assim, a perda de receita.
·         Providenciar com antecedência a reparação (manutenção e conserto) de qualquer equipamento antes mesmo de sua possível utilização.
·         Capacitar os agentes de cada equipe para que possam agir de modo a ser Eficiente (realiza o serviço com adequação e propriedade) e Eficaz (otimiza os recursos que utiliza para potencializar os resultados obtidos). Evitando assim, a pressão e tensão, causados pelo contra tempo.

2) DEFEITOS EXTERNOS
o   Cumprir com o acordado junto aos órgãos responsáveis de fiscalização.
o   Oferecer presteza no atendimento que gere a satisfação dos clientes.
o   Se por algum motivo alheio a da empresa ocorrer imprevisto, providenciar os meios que reportem aos clientes e aos órgãos fiscalizadores as medidas adotadas pela a empresa para solucionar o ocorrido.
o   Adotar medidas legais que possibilitam a acomodação dos passageiros em voos de companhias concorrentes ou em outros voos da própria empresa, e em último caso providenciar a acomodação e traslado.
o   Procurar sempre evitar falhas nos procedimentos que gerem reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor e medidas judiciais para a empresa.
o   Constante avaliação dos agentes para a prática de valores e missão da empresa em busca da excelência da qualidade e da visão da empresa.

Próxima aula: capítulos V e VI – Eficiência e Eficaz.